Este estudo recente, que analisou dados de mais de 120 mil pacientes, mostrou que a vacinação contra a COVID-19 não aumenta o risco geral de recaídas na maioria dos casos.
Embora o estudo tenha mostrado que a vacina é segura para a maioria dos pacientes, um pequeno aumento no risco de recaída não pode ser totalmente descartado para pessoas com EM muito ativa, especialmente após a dose de reforço.
Os resultados oferecem uma base para tranquilizar a maioria dos pacientes sobre a segurança da vacina, mas sugerem aconselhamento específico para pacientes com doença ativa e não controlada.
É importante discutir os benefícios e riscos da vacinação com seu neurologista. Ele poderá avaliar o seu caso individualmente e te orientar sobre a melhor decisão.
Este conteúdo foi útil? Compartilhe com outras pessoas.
Referência: Risk of relapses after COVID-19 vaccination in patients with MS. Disponível em: <https://www.practiceupdate.com/c/169357/2/7/?elsca1=emc_enews_daily-digest&elsca2=email&elsca3=practiceupdate_neuro&elsca4=neurology&elsca5=newsletter&rid=NTc2ODc2NTM3NjAzS0&lid=20849394>. Acesso em: 2 out. 2024.
Comments